quinta-feira, 23 de junho de 2011

7ª Maratona de Cuba

A bela Vila alentejana de Cuba acordou mais agitada no passado domingo para receber os cerca de 300 atletas que foram chegando para participar na 7ª Maratona de BTT. O grupo desportivo fez-se representar por 3 atletas, João Peixeiro no percurso de 45kms e Nelson Guia e Hélder Filipe no percurso de 70kms.


Num dia de muito calor com máximas previstas de 34ºC, os nossos atletas chegaram cedo para garantir um lugar na frente da grelha de partida. Os traçados anunciados para os percursos faziam adivinhar uma corrida bastante rápida, onde seria muito importante colocar-se logo o mais à frente possível, de modo a evitar percalços normais no início, levando à perda de muito tempo.


Às 09h00, já com o calor a fazer-se sentir foi dada a partida e os atletas do grupo desportivo depressa se colocaram na "cabeça" da corrida, englobando um mini pelotão de 25 atletas. Apesar dos esforços para estar na frente da corrida, o azar bateu à porta dos três atletas.



Primeiro foi o Hélder a ficar envolvido numa queda nos quilómetros iniciais quando ainda integrava o grupo da frente, perdendo o contacto.



Pouco depois o Peixeiro fez um rasgo no pneu traseiro, ainda que tivesse permitido acabar a prova, mas obrigando-o a parar por duas vezes para repor a pressão, altura em que rolava na frente da corrida num grupo de 10 atletas.



Mais tarde foi a vez do Nelson que também teve um furo que o obrigou a parar, quando seguia no grupo perseguidor à frente da corrida.

Apesar dos azares, os números finais foram brilhantes e o grupo desportivo foi brindado com mais um pódio, com o João Peixeiro (média 28km/h) a conseguir terminar em 3º lugar a escassos segundos do 2º classificado, e o Nelson Guia e o Hélder Filipe (média 26km/h) em 17º e 20º respectivamente.


Um grande OBRIGADO a todos os que permitiram e permitem que este projecto se concretize.


1 comentário:

  1. Boas

    Realmente o João fez uma grande prova, revelando uma excelente condição metal, perante o cenario que lhe fui surgindo com os azares.

    Um abraço a todos.
    Ivo Nunes

    ResponderEliminar