domingo, 26 de maio de 2013

Transallgarve 2013

Entre os dias 5 e 9 de Maio, realizou-se uma edição do raid Transallgarve, uma prova por etapas que atravessou toda a região do Algarve.
Este ano, a competição teve a presença de atletas oriundos de vários pontos da eupora, o que desde logo seria sinónimo de competitividade e palco de interesse para a divulgação da modalidade.
O G.D.C.T. Repsol-Polímeros teve presente nesta aventura, com o atleta Nelson Guia, "tornando o sonho de realizar uma prova deste género, realizade" confessando que " De á uns anos a esta parte que sonhava participar em algo do género. Uma travessia por etapas, testar os limites físicos e psicológicos, capacidade de treinar com algumas regras, etc."
Inscrito com cinco meses de antecedência, foi elaborado um planeamento de acordo com a disponibilidade laboral e pessoal, por forma a conseguir, em primeiro lugar concluir a prova sem grandes problemas fisicos e em segundo, ser o mais competitivio possivel e assim tentar alcançar um bom lugar na classificação geral.
E assim foi, treinar, treinar, treinar e eis que chegou o dia 5 de Maio....
Em Vila Real de Santo António foi dada a partida para a primeira etapa, sendo encarada de forma apreensiva, dada a altimetria e do tipo de terreno do percurso. Nos primeiros quilómetros do percurso confirmavam-se alguns receios, com um terreno muito difícil, com pedras grandes e soltas e alguns troços a "pé", cunjugando 2400 metros de acumulado em 82kms.
Contudo, através de uma boa gestão do esforço e da alimentação, a chegada a Silves aconteceu sem precalços de maior, o que desde logo representava a primeira meta alcançada.
 
A segunda etapa, partia com a certeza de que seria mais fácil, menos acumulado e terreno mais fácil, embora o final da etapa fosse ligeiramente técnico e a subir mas mais uma vez foi concluida, "sentido-me muito bem fisicamente!".
A terceira etapa era aterradora só de olhar para o gráfico! 3200 de acumulado em 86 kms era obra! Lá segui sempre a jogar á defesa na companhia do amigo António Certã, galgando subidas e mais subidas chegando ao cimo da Picota a 700 metros de altitude e já avistando Monchique que era o local da chegada, mas, ainda faltava descer até aos 200 metros para voltar a subir em cinco kms até aos 700 de novo na Picota e ai descer até Monchique para a conclusão da etapa Rainha! Assim foi, sempre gerindo o esforço e alimentação, "cheguei bem fisicamente e melhor ainda psicologicamente por ter ultrapassado o maior receio destes cinco dias!".


No dia seguinte, a 4ª etapa iniciava-se com a subida directa de Monchique ao alto da Fóia que foi seguida de um single-track de 5 kms simplesmente espetacular! Alguns quilómetros mais á frente e já nuns estradões "começei a sentir-me quase em casa ao aproximar-me de trilhos já habitualmente percorridos noutras andanças e já a sentir o cheiro do mar". Uma chegada a Aljezur sempre a rolar e já a pensar no jantar e na etapa do dia seguinte!
O nervoso miudinho da chegada final e do mergulho nas águas Algarvias já estava á vista.
Na 5ª etapa e depois de percorrer trilhos anteriormente percorridos no Sines-Sagres e no Campeonato Nacional de 2010, eis que passo Sagres e entro num emaranhado de Single Tracks sobre as falésias Algarvias até chegar á Praia da Luz e logo de seguida dar um mergulho no Oceano Atlân...tico!

Assim terminou a aventura por terras Algarvias, que só foi possivel graças aos patrocinadores STAHL, HAGER, CEAG e LMS, ao GDCT REPSOL Polimeros, ao meu Amigo António Certã que me desafiou para esta aventura e claro á Ana, ao Tiago e ao Daniel que durante muitas horas e fins de semana não tiveram a minha companhia em casa enquanto pedalava por esses trilhos para me preparar minimamente para este TRANSALLGARVE!!

A próxima será já dia 15, fazendo a travessia do Alentejo! EOX240 Vila Verde Ficalho - Zambujeira! Até já!!

Sem comentários:

Enviar um comentário